Terapia Ocupacional

A função da Terapia Ocupacional dentro de uma equipe multidisciplinar de reabilitação, é de priorizar o individuo como um todo, considerando seus aspectos motores, sensoriais, perceptivos, cognitivos, afetivos e sociais

O (a) terapeuta ocupacional na reabilitação infantil é o (a) profissional responsável por habilitar, promover e facilitar o envolvimento da criança em atividades escolares, atividades de lazer e atividades básicas da vida diária (tomar banho, comer, vestir-se, etc ). Também estimula as habilidades sociais e trabalha no sentido de viabilizar a autonomia, a independência para melhorar a qualidade de vida.

Atividades da Vida Diária (AVDs)

São as atividades voltadas para o autocuidado que permitem a sobrevivência básica e o bem-estar. Podemos citar como AVDs as atividades como banho, uso do vaso sanitário e higiene íntima, vestir-se, mobilidade funcional, higiene pessoal e cuidados com cabelo, corpo, dentes, bem como a alimentação.

O Terapeuta Ocupacional avalia o desempenho da criança nessas atividades a fim de identificar quais são as dificuldades e proporcionar a melhor performance a partir de treinos, da adaptação da forma de realizá-las e da confecção de recursos adaptativos quando necessário. O objetivo final é favorecer o envolvimento nas atividades e proporcionar o máximo de independência e autonomia possível.

Reabilitação do Membro Superior

O objetivo da terapia ocupacional em crianças com disfunção do membro superior (mão, antebraço, braço, cotovelo e ombro) é favorecer a prevenção de deformidades, melhorar a amplitude de movimento a fim de viabilizar a função deste membro, ou seja, atuar no sentido de facilitar o envolvimento da criança em atividades que demandam o uso das mãos (escrever, comer, escovar os dentes, manipular um instrumento, etc.).

O Terapeuta lança mão de várias técnicas como Bandagem terapêuticas, uso de massinhas de diferentes espessuras, confecção de adaptações e de órteses, treino de preensão, entre outras técnicas. É importante destacar que os acometimentos são avaliados e tratados considerando a individualidade, interesses e necessidades de cada criança.

Terapia de Integração Sensorial

É um modelo de prática de intervenção utilizada em crianças com dificuldades para processar a informação sensorial, incluindo distúrbio de aprendizagem e de comportamento. A IS foi desenvolvida pela Terapeuta Ocupacional Jean Ayres e tem como premissa a “teoria do processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente e possibilita o uso eficaz do corpo dentro deste”. 

Ela considera os cinco sentidos: tato, audição, visão, paladar e olfato. Envolve também os sistemas vestibular, proprioceptivo, e a relação entre todos esses sistemas.

Por meio do processo lúdico o terapeuta auxilia no desenvolvimento de respostas funcionais ao meio em que está inserida. As alterações do sistema sensorial poder ser identificadas a partir da aplicação do Perfil Sensorial.

Perfil Sensorial

É um instrumento de avaliação que permite identificar e sinalizar quais são os aspectos sensoriais da criança que se encontram com alteração, orientando e auxiliando o terapeuta ocupacional no processo terapêutico e no alcance dos objetivos.

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