Fisioterapia
A Fisioterapia Neurológica é a área da Fisioterapia responsável por tratar e prevenir transtornos e sequelas do Sistema Nervoso central e periférico, sejam eles motores ou cognitivos, que dificultam, limitam ou inibem a realização dos movimentos.
Durante os atendimentos usamos modalidades terapêuticas e diversos recursos para atingir os objetivos do tratamento.
Gaiola de Habilidades
A Gaiola de Habilidades é um recurso presente na reabilitação neurofuncional que proporciona um vasto repertório de movimentos funcionais para o treino neuromotor de crianças e adultos com disfunções neurológicas.
Quais materiais compõem a Gaiola de Habilidades?
Cintos, sistemas elásticos, sistemas de polias, faixas de suspensão e trilho de marcha, esse equipamento possibilita realizar exercícios variados e treinar habilidades de uma forma dinâmica e lúdica, viabilizando posturas que dão mais autonomia e independência.
Desta maneira o paciente consegue realizar movimentos de forma ativa ou ativa-assistida, a existência da força gravitacional é reduzida através da suspensão parcial do peso corporal, podendo ser ajustada através dos elásticos.
PediaSuit
O PediaSuit é uma veste ortopédica macia e dinâmica, consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados com ganchos que são interligados por tensores e que criam uma unidade de suporte para que o alinhamento corporal fique o mais próximo do funcional.
O Protocolo PediaSuit de Terapia Intensiva com o macacão terapêutico ortopédico apresenta resultados mais rápidos.
A terapia com o macacão terapêutico ortopédico, combinada com a terapia intensiva, consiste em um programa de 80 horas de tratamento realizadas em 4 semanas, seguidas de 2 semanas de terapia de manutenção, sendo que esse ciclo deverá ser repetido de acordo com a necessidade de cada paciente.
Conceito Neuroevolutivo Bobath Contemporâneo
O Conceito Bobath é uma terapia clínica multidisciplinar envolvendo fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento.
Propõe o gerenciamento do indivíduo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a atrasos motores, funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do sistema nervoso central.
Seu aspecto generalista faz com que a terapia envolva uma análise individualizada para cada paciente, baseada na análise dos movimentos necessários para a habilitação e reabilitação de indivíduos com patologias neurológicas.
Fisioterapia Aquática
No contexto da reabilitação, o termo Fisioterapia Aquática é a terapia de reabilitação física que se utiliza através de exercícios físicos, manuseios e técnicas específicas fundamentadas, associadas às propriedades físicas da água e aos efeitos que o corpo sofre no meio líquido, tendo como objetivos promover ganhos funcionais que possam ser transferidos para o solo.
É uma modalidade que utiliza as propriedades hidrodinâmicas para facilitar ou resistir determinados movimentos, além de estabilizar ou desestabilizar o paciente em imersão, isso irá depender dos objetivos funcionais e específicos determinados em solo e ambiente aquático para atingir os objetivos funcionais.
A temperatura da água deve ser aquecida, favorecendo a redução do espasmo muscular, facilitando a melhora da organização do tônus e diminuição da dor, permitindo mobilizações articulares em maiores amplitudes.
Reequilíbrio Tóraco Abdominal – RTA
O RTA é uma técnica que consiste em um manuseio dinâmico com base na biomecânica respiratória normal e pela fisiopatologia das disfunções respiratórias, que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores.
Esta terapia apresenta-se, também, como uma opção terapêutica do sistema muscular respiratório que executa tarefas que são essenciais para o desenvolvimento das atividades de nosso dia a dia.
O sistema muscular respiratório também é responsável pela postura do tronco, que envolve as regiões da coluna vertebral, do tórax, do abdômen e da pelve. Portanto, o método RTA é importante para a reabilitação infantil precoce, com exercícios que também irão estimular o desenvolvimento motor.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou simplesmente autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. As crianças com autismo podem ter dificuldades de interação social e comunicação, além de atrasos no desenvolvimento cognitivo e motor.
Geralmente, a partir dos seis meses, a criança começa a mostrar alguns indícios leves, como não responder quando a mãe a chama ou a ausência de interação durante a amamentação.
Avaliamos a função motora para realizarmos o tratamento de forma precoce, a fim de diminuir os agravos relacionados à marcha, à postura, ao tônus muscular, ao planejamento motor e à coordenação motora grossa.
Bandagem Funcional
A Bandagem Terapêutica é usada como recurso de grande valor na prevenção e tratamento de diferentes distúrbios motores.
É um método criado por Dr. Kenso Kase onde desenvolveu a utilização das Bandagens Funcionais para auxiliar na cicatrização de tecidos traumatizados por atividades desportivas e, desde então, as aplicações dessas bandagens vem sendo estudadas e aplicadas em diversas outras áreas, como por exemplo, na área da reabilitação neurológica.
Nesse caso as aplicações devem considerar os aspectos neurofisiológicos e biomecânicos do corpo como um todo agindo sobre o controle motor e muscular para potencializar a aprendizagem motora e a neuroplasticidade.
Eletroestimulação
Na fisioterapia a Eletroestimulação é definida como a aplicação de diferentes impulsos elétricos para alcançar a contração do músculo. O FES utiliza correntes elétricas de baixo nível.
Essa técnica pode ser aplicada em diversas partes do corpo, dependendo da condição específica do paciente, sendo realizada quando o músculo é ativado durante uma atividade funcional.
Tem como objetivo aumentar a força e a função muscular, assim como melhorar a amplitude de movimento.
Gameterapia
A gameterapia é um recurso utilizado por intermédio de videogames ou softwares desenvolvidos com sensores, que possibilitam a captação dos movimentos do paciente e guiam os personagens durante os jogos.
Os objetivos da gameterapia são de estimular a orientação visual, melhorar a coordenação motora, fortalecimento muscular e o equilíbrio postural, tornando-se um modelo de reabilitação lúdica, aumentando a interação social e autoestima.
Tecnologia Assistiva
A tecnologia assistiva surge tendo como principal objetivo proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Contamos na Kidsland com uma gama de recursos de tecnologia assistiva, entre eles destacam-se, a estação de marcha, diversos modelos de andadores, trilho de teto para treino de marcha, triciclo adaptado, skate adaptado e estabilizadores.
Estimulação Precoce
É um programa de acompanhamento e intervenção multidisciplinar em bebês e crianças pequenas de 0 a 3 anos, que possuam condições de saúde que impactem negativamente no desenvolvimento neuropsicomotor, oferecendo diferentes estímulos direcionados para o desenvolvimento pleno de acordo com a necessidade de cada paciente.
Os estímulos motores e sensoriais são oferecidos através do brincar. É de suma importância a participação da família que deverá ser acolhida e orientada para que todos os estímulos sejam reproduzidos no ambiente familiar.
Plataforma Galileo
A Plataforma Vibratória Galileo é Alemã e é de alta tecnologia produzida pela Novotec Medical . A plataforma vibratória Galileo é o equipamento mais documentado em trabalhos científicos na área da pediatria e neuropediatria.
Seu grande diferencial é a qualidade do motor o que gera uma vibração capaz de gerar um reflexo de estiramento na fibra muscular, acarretando em uma contração, podendo ser utilizada na melhora da espasticidade, mobilidade e treinamento funcional dos músculos, e baseia-se no movimento natural da marcha sendo assim a vibração promove o fortalecimento muscular e o aumento da mobilidade articular e alongamento muscular, proporcionando benefícios para o sistema muscular e circulatório.
Psicomotricidade
Ela é indicada para criança que apresenta dificuldade no desenvolvimento psicomotor e necessitam de trabalhos com o corpo, através da expressividade e do brincar. Na terapia com psicomotricidade as crianças são convidadas a viver experiências corporais, sensoriais e perceptivas. As sessões de psicomotricidade são elaboradas de acordo com o perfil de cada criança e os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupo.
Indicações para psicomotricidade:
- Dificuldade na coordenação motora global e fina;
- Dificuldade no equilíbrio e lateralidade;
Dificuldade de aprendizado; - PC;
- Síndrome de Down;
- Atraso Motor.
Entre em Contato e
Agende Sua Visita
Se você se interessou ou ficou com alguma dúvida, fale conosco agora mesmo para saber mais!
R. Nhu-Guaçu, 248 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, 04625-001